Páginas

MOKUSŌ (黙想), entenda um pouco mais.

MOKUSŌ



Para iniciar, vamos fundamentar o nosso conhecimento ao ver o que significa, de fato, esta palavra:

- MOKU - "Silêncio, ficar em silêncio, parar de falar".
- SŌ - "Pensar, pensamento, conceito, meditar".

De forma bastante simples, pode-se traduzir Mokusō como "meditação silenciosa".

Existe a idéia bastante difundida no meio dos "entendidos da via" que o Mokusō é "Zazen", "Meditação Zen"... um erro. A meditação Zen tem a ver com a religião Budista Zen... Não com Karate.

O que os instrutores deveriam fazer de uma forma geral é mencionar que os "princípios" do Zazen, da "meditação sentada" são válidos para o Mokusō "meditação silenciosa".


O objetivo da meditação é acalmar a mente e preparar o espírito para o que esta a vir, para o que ocorre na vida de cada um - dentro ou fora do Dōjō.

A mente é como a água, está em constante movimento. Devemos, pois, disciplinar a mente (e isso é feito de forma consciente).

A meditação, num estágio introdutório, deve focar apenas em "não mexer", "não mover o corpo”... Parece ser uma tarefa bastante simples, mas, por experiência própria, poderão constatar que isso não é tão simples quanto aparenta ser. Deixar que a mente pense no que quiser... Mas não mover o corpo. Assim, começamos a ter ideia em "focar", concentrar a mente em um determinado fim.

Num estágio posterior, depois de muita prática em não mexer, evoluímos para o estágio onde devemos manter a atenção na respiração. Passadas um número considerável de prática, evoluímos para a concentração da "respiração abdominal", utilizada na Yoga, mantendo todos os aspectos aprendidos anteriormente. Nesta fase, a mente já vai estar mais próxima da verdadeira calma e focada em um objetivo - qualquer coisa próxima do que deveria ser o tal "não pensar em nada".

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário