Páginas

O KITEI KATA E O FUKU-GO


                    O FUKU-GO é uma disputa em que o mesmo atleta disputa em uma rodada kata e na outra kumite.

                    Para competir nesta categoria é necessária grande habilidade, tanto no combate quanto na execução de kata. Além disso, a prova de kata é constituída do Kata Kitei, kata criado pelo Mestre Hidetaka Nishiyama sensei em com os mestres de outros estilos como Kisaki sensei do Goju-ryu e Mabuni sensei do Shito-ryu em meados dos anos 80 para as competições de karatê-Do Tradicional, nessa modalidade, visto que no karatê-Do Tradicional existem competidores de diferentes estilos de karatê, então, nesse kata estão presentes elementos de todos os estilos do Karatê Tradicional, tornando este kata padrão para diversos estilos, e assim tornar equilibrada a disputa da modalidade FUKU-GO. O Kitei tem uma peculiaridade que é a presença da técnica Mawashi Geri, inexistentes em outros kata.

                    A final do Fuku-Go será sempre com kumitê. A ideia é ter uma modalidade onde o vencedor teria um equilíbrio entre kata e kumite.

                     A ideia é ter uma modalidade onde o vencedor deve ter um equilíbrio entre os tres pilares do karatê-Do Tradicional (o Kata, o Kihon que está inserido no kata e o kumite).

FONTE: Blog ASSOKAT e Blog Pinto Karate Dojo.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário