Páginas

Objetivos e valores do Karatê Tradicional

O objetivo do Karatê Tradicional é desenvolver mente e corpo em estado de equilíbrio, através da formação em técnicas de combate. O Karatê Tradicional também compartilha com o objetivo último do Budo, que é cultivar o grande caráter humano de classe superior que impede que qualquer ataque violento ocorra antes de uma luta real.

O Budo se origina na prática da luta física; porém, tem um efeito significativo no desenvolvimento espiritual e físico de um ser humano já que a filosofia e ética Budo são requisitos absolutos para o estudo de técnicas e aperfeiçoamento das habilidades. Elementos como etiqueta e maneiras não foram adaptadas a partir de elementos externos, nem são independentes do treinamento físico, mas existiam dentro do sistema desde a origem do Budo, e foram integrados para o aprimoramento técnico.


• Seriedade:

A formação Budo deve ser executada com seriedade, porque suas técnicas são derivadas de situações graves de vida ou morte, onde é preciso vencer a luta para sobreviver.
É por isso que os praticantes de Budo são obrigados a ter uma atitude mental séria. Somente em tal condição pode alguém alcançar níveis extremos de mente e corpo muito além dos níveis normais. Isso é evidente em competições. Por exemplo, uma luta de Kumite (sparring) é realizada no formato de Ippon-shobu (um "golpe final" perfeito que determina o vencedor).
Como somente uma técnica definitiva pode concluir uma luta, os concorrentes são levados a aprender a importância de uma atitude séria.

• Humildade:

Para atingir um nível superior, o Budo exige que um profissional mantenha comportamento e mente em estado de humildade. Isso permite que sempre se aprenda alguma coisa com alguém. Uma vez que se pense que ele ou ela é melhor  que os outros, a possibilidade de melhoria cessa. Esta é a base da elevada importância de respeitar os instrutores, bem como os parceiros de treinamento no Budo.

• Calma e Disciplina:

Como já foram mencionadas, as técnicas originais de Budo foram projetadas para a situação crítica em que um pode ou não sobreviver. Sob tais condições, é difícil para qualquer um manter uma mente calma; a capacidade de julgamento claro ou reflexo físico diminui, e, muitas vezes, o praticante pode se encontrar imobilizado devido ao nervosismo. Portanto, manter a mente calma é uma preocupação crucial na prática do Budo, e é por isso que o treino começa e termina com um período de meditação. Além disso, o treino disciplinado e rigoroso de Budo faz com que o praticante seja confiante de suas técnicas e ganhe estabilidade mental. De acordo com uma pesquisa recente feita por psicólogos do esporte, este método é reconhecido como o mais eficaz para evitar a flutuação mental.


• Habilidade:

No Budo, a técnica e força adequadas são geradas pela habilidade, ao invés de confiar apenas na força muscular. As técnicas são executadas a partir do centro do corpo para que ele possa utilizar um reflexo rápido e eficiente do corpo inteiro. Da mesma forma, o Karatê Tradicional requer uma ação integrada física controlada pelo centro do corpo, a partir dos pés no chão. A boa formação desenvolve um corpo com cada parte movendo-se em sequência adequada, sem movimentos desnecessários, e, como resultado, permite construir um corpo bem equilibrado.


Reconhecendo os valores acima descritos, é fácil ver por que o treinamento físico e mental tornou-se a base para o conceito de Budo e Karatê Tradicional, exigindo uma busca ilimitada de desenvolvimento humano total.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário